“É crucial que as concessionárias e oficinas mecânicas considerem a contratação de seguros específicos. Eles [seguros] oferecem proteção contra diversos riscos, como incêndios, roubos e danos a veículos de terceiros, garantindo a continuidade do negócio”, explica Alves. “As coberturas mais comuns incluem danos materiais, responsabilidade civil e perda de lucros, além de opções adicionais”, completa.
Para o especialista, em casos como o da loja Stuttgart, é possível que o seguro empresarial cubra o roubo de peças automotivas de alto valor, como faróis, lanternas e rodas. No entanto, ressalta que depende das condições específicas da apólice. “A apólice mais comum para cobrir roubos em oficinas mecânicas e concessionárias é a ‘Bens Empresariais’ ou ‘Seguro Patrimonial’, que geralmente cobre danos e perdas de bens materiais, incluindo ferramentas, peças e veículos”, pontua.
Caso as peças roubadas estejam instaladas em veículos de clientes, a cobertura do seguro da loja pode não ser suficiente. Isso porque, em determinadas situações, é necessário contratar o seguro de responsabilidade civil específica, que ofereça danos ou perdas a veículos que estão sob a guarda da empresa. “Essa cobertura garante que a loja possa indenizar os clientes pelos prejuízos”, ressalta Dorival.